“Na noite em que tu nasceste, o mundo ficou acordado para festejar a tua chegada. O som do teu nome voou sobre a terra, levado pela brisa”. Percorreu as “árvores, até todos o saberem de cor”. No dia em que tu nasceste, “a lua ficou acordada até de manhã” só para te conhecer. E, 48 anos depois, “nunca existiu ninguém como tu. No mundo inteiro”.
Foi com este mote que a Fundação CEBI assinalou o seu 48º aniversário. A sessão, presidida pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, foi aberta com um espetáculo performativo interpretado pelos alunos do Colégio José Álvaro Vidal. Elementos do Grupo Cénico, da classe de Ginástica Acrobática e de Dança Contemporânea, bem como o Coro do 2º e 3º ciclos, adicionaram cor ao Pavilhão Gimnodesportivo da CEBI, vestido, de início, apenas com cenários a preto e branco, produzidos a partir de desenhos de crianças do Pré-escolar.
Foco constante nas necessidades da Comunidade
Um apurado sentido de responsabilidade, valores do humanismo como referência e uma Equipa de profissionais atenta às necessidades fazem a história dos 48 anos da Fundação CEBI. A experiencia adquirida “ajuda-nos a acumular conhecimento, faz-nos ganhar maturidade e torna-nos mais exigentes”.
Foi a Presidente do Conselho de Administração que o afirmou. Ana Maria Lima acredita que o futuro continuará a ser construído com foco “na Comunidade onde estamos inseridos, tendo sempre presente as suas necessidades”.
Por isso mesmo, reforçou, que para o Plano de Ação de 2017, a CEBI tem em agenda dois Projetos de vulto em duas das suas áreas de atividade: “o crescimento da oferta educativa até ao Ensino Secundário” e analisar concretamente “os desenvolvimentos necessários para a construção de um novo Lar de Idosos, com mais capacidade e com uma conceção contemporânea e mais adequada face às atuais instalações”.
“Muitas vezes, não percebemos o valor da arte nas nossas vidas. Descuramos as suas potencialidades e obcecamo-nos com a tecnologia”
Durante a cerimónia comemorativa, que decorreu a 6 de dezembro, a história da Fundação foi ainda elogiada por João Costa, que explicou, “em três palavras”, tudo o que tinha sentido durante a sessão.
“Memória, felicidade e arte” podem resumir a passagem do Secretário de Estado pela CEBI.
“Fiquei maravilhado com o espetáculo performativo que os alunos do Colégio José Álvaro Vidal nos trouxeram aqui”, confessou, admitindo que “muitas vezes, não percebemos o valor da arte nas nossas vidas. Descuramos as suas potencialidades e obcecamo-nos com a tecnologia”. No entanto, “quando nos queremos expressar, não o fazemos em frente aos tablets, mas sim, através de manifestações artísticas”. E é a arte “que nos permite ver para além do que é óbvio e movimentar o que há de melhor em nós”.
João Costa felicitou a CEBI “por fazer sonhar” e por levar “sonhos a tanta gente”, garantindo a “felicidade a várias gerações de crianças e adultos”. Tudo porque “os sonhos movimentam a vossa história e a vossa capacidade de agir”.
24 Colaboradores reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na CEBI
Conscientes de que a “história das Instituições não se faz desligada da história das pessoas”, na cerimónia comemorativa do 48º aniversário da CEBI foram, ainda, homenageados os 24 Colaboradores que completam, este ano, 20 anos de trabalho e dedicação na Fundação. O momento foi conduzido pelo Diretor-geral da CEBI, Honório Vieira, que aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que, diariamente, “transportam a mesma motivação, convicção e espírito de solidariedade, essenciais para o significativo desenvolvimento da Instituição”.
O reconhecimento foi enaltecido por Alberto Mesquita, que também esteve presente na sessão comemorativa. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira acredita que “o trabalho de sucesso só se faz com uma Equipa coesa, empenhada e apaixonada por aquilo que faz”, pelo que, “nos momentos adequados, estas homenagens fazem todo o sentido”.