A Fundação CEBI esteve representada pela Presidente do Conselho de Administração, Ana Maria Lima, na Conferência Parlamentar “A Imprensa Centenária na Assembleia da República”. O evento decorreu a 21 de fevereiro, numa organização conjunta entre a Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Deputada Edite Estrela, e o Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro. Neste que é o ano Europeu do Património Cultural, reconhecer o importante papel da imprensa portuguesa como testemunho da História de Portugal e como garante de uma sociedade mais transparente e informada, foram parte dos objetivos da manhã de trabalhos.  

Durante o dia, foi ainda inaugurada uma exposição, no Palácio de S. Bento, que pretendia prestar homenagem aos 33 títulos portugueses que se publicam há mais de um Século, sem interrupção. O Diretor do mais antigo jornal português, o “Açoriano Oriental”, que fundado em 1835, marcou presença na inauguração.

 A Associação de Imprensa tem por objetivo o reconhecimento das publicações centenárias portuguesas como Património Cultural Imaterial por parte da UNESCO. A 25 de abril do ano passado, o Presidente da República portuguesa já deu o seu reconhecimento a esta iniciativa que integra o Ano Português da Imprensa (2017-2018).

A Fundação CEBI é também proprietária do título “Despertar CEBI”, que conta já com 37 anos de publicação ininterrupta, também ele um importante testemunho da história da cidade de alverca e do crescimento da própria CEBI. 



VOLTAR