Como Apoiar | Fundação CEBI

Como Apoiar

Um pequeno gesto para si poderá fazer toda a diferença para nós

A CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, também designada por Fundação CEBI, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, dirigindo a sua atividade para as Crianças, Jovens, Idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos e socialmente excluídos.

Pretendemos que o trabalho desenvolvido na área do Social seja promotor de coesão social, de combate à exclusão e à pobreza, para a criação de uma sociedade mais solidária e inclusiva. 

Nesse âmbito, o Departamento de Emergência Social da Fundação CEBI, através da sua Casa de Acolhimento Residencial, tem como missão o acolhimento urgente e temporário de crianças em perigo, de ambos os sexos, que necessitam de proteção e de uma intervenção adequada. Desde a sua constituição, a Casa de Acolhimento Residencial da CEBI já acompanhou mais de 500 crianças.

(clique no título respetivo para instruções)

Por favor envie o Cheque à ordem da Fundação CEBI para a morada seguinte:

Fundação CEBI

Quinta de Santa Maria
Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2
2615-354 Alverca

(Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo).

Por favor efetue a sua Transferência Bancária para:

IBAN PT50 0018 0002 0923 7495 0019 4.

Envie o respetivo comprovativo para o endereço eletrónico geral@fcebi.org, com o assunto: "Donativo Online".

(Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo).

Ao preencher a Folha de Rosto do Modelo 3 da sua Declaração de IRS, assinale no quadro 11 a opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública" e indique o Número de Contribuinte da Fundação CEBI - 503 738 506.

Desta forma, e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS e/ou 15% do benefício fiscal do IVA serão destinados pelo Estado a favor da Fundação CEBI, estando a contribuir para o desenvolvimento efetivo da Comunidade nas áreas de Emergência Social, Saúde e Educação, em que a Instituição atua.

A Fundação CEBI não organiza peditórios de rua. Se alguém lhe pedir dinheiro em nome da Fundação ou se estiver a vender produtos porta a porta em nosso nome, trata-se de um falso peditório. Nesta situação o melhor é não entregar qualquer donativo e reportar-nos o caso para que possam ser tomadas as medidas mais adequadas.

Em 2020 foram apoiadas e acompanhadas 494 famílias. Beneficiaram de apoio alimentar 702 pessoas.

Já no Departamento de Intervenção Social e Comunitária (DISC)  a matriz fundamental de atuação consiste na prevenção da exclusão social, na promoção da inclusão e na construção da coesão social, tendo como principal finalidade diagnosticar, enquadrar conceptualmente e intervir, através da ação social e da psicologia, junto das populações mais fragilizadas da comunidade em que se insere. Constitui assim um dos pilares em que assenta a missão social da Fundação. O Departamento desenvolve ações no âmbito da contenção de situações de crise, na prevenção dos fatores de risco, no atendimento social e psicológico, bem como na organização de respostas articuladas e sistémicas com vista ao bem-estar e à autonomia das pessoas. É composto por técnicos especializados nas áreas sociais e comportamentais. O DISC intervém em parceria com diversos agentes locais e regionais nos diferentes domínios da sua intervenção e tem uma participação ativa na Rede Social do Concelho. Durante o ano de 2020 deu-se resposta a 494 agregados domésticos em Atendimento Social, e 702 pessoas beneficiaram de apoio alimentar. 

O seu Gabinete de Atendimento Social desenvolve a sua intervenção informando, orientando e encaminhando todas as pessoas e famílias que recorrem ao serviço. Apoia os indivíduos e os agregados em situação de carência, de fragilidade e/ou de crise. Desenvolve um Programa de Apoio Alimentar, através do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Banco Alimentar Contra a Fome e conta com o mecenato regional de grandes superfícies comerciais, entre outras empresas e particulares. E, para além do Banco de Géneros Alimentares, o DISC conta ainda com um Banco de Roupas e Géneros Diversos que recebem constantemente donativos de particulares, permitindo a distribuição de peças de vestuário, calçado, brinquedos e livros a famílias carenciadas.

Desde 2016 que o DISC integra o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado do Concelho de Vila Franca de Xira, contribuindo assim para a otimização dos recursos locais e regionais destinados às populações mais fragilizadas. Através do seu Gabinete de Atendimento Psicológico intervém na avaliação, acompanhamento e/ou encaminhamento de diversas situações provenientes da Comunidade, dos parceiros, bem como das situações encaminhadas internamente pelos dos departamentos da Fundação. Promove e participa em ações de formação e prevenção.

Mais recentemene, o DISC criou uma Linha Telefónica de Ajuda Psicológica destinada a todos os colegas da Fundação, com o principal objetivo de contribuir para o reforço da resiliência dos Colaboradores e das suas famílias, face ao sofrimento psicológico relacionado com a crise sanitária da pandemia do Covid-19. O medo e a ansiedade associados ao risco de saúde, o stress profissional na relação de ajuda a que muitos colegas estão expostos, o estado de contenção e distanciamento social, as mudanças dos hábitos pessoais e familiares em espaços e tempos abruptamente alterados são, entre muitos outros, os motivos que nortearam a sua criação.

A Fundação CEBI sempre contou com a atitude altruísta de quem quer contribuir generosamente para o bem-estar dos outros. Tal como as pessoas, as organizações também têm os seus tempos próprios. Neste sentido conta com uma bolsa de voluntariado, que colabora em fases específicas da atividade dos Bancos de Géneros, como por exemplo na receção dos bens alimentares, organização dos cabazes, distribuição dos bens, etc. O Voluntariado na CEBI, que assume uma particular importância na sua intervenção, é indissociável da sua identidade fundamental e esteve sempre presente nos princípios e nas ações. É enquadrado pela Lei que define os conceitos e parâmetros da atividade voluntária, de acordo com as orientações das Nações Unidas. 

Para ajudar a Fundação CEBI na prossecução destes e outros objetivos filantrópicos, faça-nos chegar a sua ajuda. Colabore nesta causa! A Fundação é reconhecida de Superior Interesse social, pelo que os donativos proporcionam benefícios fiscais aos Mecenas, conforme o previsto na Legislação.