Como Apoiar

Um pequeno gesto para si poderá fazer toda a diferença para nós

A CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, também designada por Fundação CEBI, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com 50 anos de existência, sem fins lucrativos, dirigindo a sua atividade para as Crianças, Jovens, Idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos e socialmente excluídos.

Pretendemos que o trabalho desenvolvido na área do Social seja promotor de coesão social, de combate à exclusão e à pobreza, para a criação de uma sociedade mais solidária e inclusiva. 

Nesse âmbito, o Departamento de Emergência Social da Fundação CEBI, através da sua Casa de Acolhimento Residencial, tem como missão o acolhimento urgente e temporário de crianças em perigo, de ambos os sexos, que necessitam de proteção e de uma intervenção adequada. Desde a sua constituição, a Casa de Acolhimento Residencial da CEBI já acompanhou 514 crianças, das quais 334 foram reintegradas nas suas famílias biológicas, 115 foram adotadas, 59 institucionalizadas, 2 apadrinhadas civilmente e 4 prosseguiram em autonomia de vida.

Também o Departamento de Intervenção Social e Comunitária  (DISC) da CEBI constitui um dos pilares em que assenta a missão social da Fundação, através da construção de práticas sociais e psicológicas inclusivas e na prevenção da exclusão social. Só em 2018 foram recebidos 146 novos pedidos de apoio ao DISC e acompanhadas 656 pessoas e agregados que beneficiaram de intervenções em situação de crise social e/ou psicológica. Ao longo do ano estas intervenções totalizaram 1750 atendimentos às crianças, adolescentes, adultos e famílias. No que diz respeito à ajuda alimentar, neste mesmo período, foram distribuídos 151000 Kg de géneros alimentares e realizados diversos encontros de partilha de conhecimentos, de saberes e de experiências, em torno da gestão doméstica, da culinária e da prática da alimentação saudável, da poupança e da prevenção do desperdício.

Também o Banco de Roupas e de Géneros permitiu a distribuição de peças de vestuário, calçado, livros e brinquedos às famílias carenciadas.

Para ajudar a Fundação CEBI na prossecução destes e outros objetivos filantrópicos, faça-nos chegar a sua ajuda. Colabore nesta causa!

A Fundação é reconhecida de Superior Interesse social, pelo que os donativos proporcionam benefícios fiscais aos Mecenas, conforme o previsto na Legislação.

(clique no título respetivo para instruções)

Por favor envie o Cheque à ordem da Fundação CEBI para a morada seguinte:

Fundação CEBI

Quinta de Santa Maria
Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2
2615-354 Alverca

(Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo).

Por favor efetue a sua Transferência Bancária para:

IBAN PT50 0018 0002 0923 7495 0019 4.

Envie o respetivo comprovativo para o endereço eletrónico geral@fcebi.org, com o assunto: "Donativo Online".

(Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo).

Ao preencher a Folha de Rosto do Modelo 3 da sua Declaração de IRS, assinale no quadro 11 campo 1101 a opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública" e indique o Número de Contribuinte da Fundação CEBI - 503 738 506.

Desta forma, e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS e/ou 15% do benefício fiscal do IVA serão destinados pelo Estado a favor da Fundação CEBI, estando a contribuir para o desenvolvimento efetivo da Comunidade nas áreas de Emergência Social, Saúde e Educação, em que a Instituição atua.

A Fundação CEBI não organiza peditórios de rua. Se alguém lhe pedir dinheiro em nome da Fundação ou se estiver a vender produtos porta a porta em nosso nome, trata-se de um falso peditório. Nesta situação o melhor é não entregar qualquer donativo e reportar-nos o caso para que possam ser tomadas as medidas mais adequadas.