Creche

Encontramo-nos num tempo de esperança, enquanto aguardamos respostas para muitas perguntas, confrontamo-nos com desafios diários no fazer, no experimentar, no sentir, no cuidar, e no reconstruirmo-nos enquanto Comunidade Educativa.

Neste tempo, ao pensarmos sobre a ação com as crianças, vivemos o presente, projetando sempre uma ideia de futuro. A partir de reflexões constantes, a Equipa Pedagógica do Centro de Recursos da Ericeira (CRE) delineou estratégias, perspetivando a casa como espaço, respeitando quem nela habita e aguçando os sentidos das nossas rotinas, de modo a que o nosso dia-a-dia seja diferenciado e único.

De modo a dar resposta e apoiar as famílias, oferecendo momentos de experiências e aprendizagens, não com o intuito de fazer o contexto Educativo em casa, mas sim, fazer a casa e a vida como momentos Educativos.

A primeira infância, que decorre desde o nascimento até aos 3 anos de idade, é um tempo de extrema importância porque é nele que a criança se estrutura como Ser Humano, fazendo inúmeras aquisições, num curto espaço de tempo. Tendo em conta que cada criança é um ser individual, é necessário respeitar o seu próprio ritmo, percebendo que nem todas as aquisições se fazem ao mesmo tempo.

Neste contexto, é necessário, antes de mais, respeitar a criança e a sua individualidade, disponibilizando o tempo necessário para realizar uma determinada atividade em torno dos momentos de cuidados básicos e das suas explorações, nos quais deve ter-se em conta os interesses, desejos e necessidades de cada criança, de forma a desenvolver uma relação segura, de conforto, de confiança e de afetividade plena com cada uma.

Para tal, é fundamental apostar no desenvolvimento de explorações, já que, para além de criar oportunidades estimulantes e desafiantes, as crianças pequenas aprendem com o corpo e em ação, estando muito sensíveis aos estímulos sensoriais, construindo o conhecimento sobre si próprias e sobre o mundo ao seu redor. 

Desta forma, a Equipa Pedagógica irá dar continuidade às propostas diárias, enriquecendo com vídeos realizados pelas Educadoras, que serão partilhados com as famílias, com o intuito de manter identidade deste momento tão importante, manter diálogos e parcerias, e favorecer a dinâmica familiar.

Neste sentido, durante o terceiro período, iremos dar continuidade à planificação de atividades, com base no Plano de Atividades 2019/2020, bem como ao Projeto “Literacias em rede – a apropriação das diferentes literacias para a construção do conhecimento”

Neste último, serão desenvolvidas atividades em torno das literacias emocionais, ambientais e para a saúde. O Projeto realça os princípios e os valores, dando enfoque à sustentabilidade, bem-estar e harmonia do Ser.

Assim, com o propósito de relançar novos caminhos, de potenciar aprendizagens, e de manter a comunicação entre a Equipa Pedagógica e famílias, tencionamos criar, reinventar, inovar e inventar uma Educação necessária com esperança, amor e confiança. 

Queremos enfrentar esta situação com empenho e disponibilidade, para que possamos apoiar o dia-a-dia das famílias e crianças.