Plano de Ensino à distância (E@D) | Pré-escolar

Passado este tempo inicial de preparação de experiências e desafios diários, enviados a todos os nossos alunos, a Equipa Pedagógica de Pré-escolar avaliou a recetividade das crianças em relação às propostas bem como o interesse das famílias.

Tendo em consideração o entusiasmo manifestado pelas crianças e o envolvimento visível, pelas partilhas das famílias, considerou-se importante manter os desafios.

Continuar-se-á o trabalho de coadjuvação com abordagem às literacias: social, ambiental, cultural, artística e digital. A planificação de atividades para este 3.º período continuará a ter como base o Plano de Atividades 2019/2020 e as competências que os nossos alunos foram adquirindo ao longo do 1.º e 2.º períodos. Continuar-se-á a planificar as atividades com o intuito de trabalhar competências específicas. Estas atividades deverão contemplar diferentes áreas de conteúdo, de uma forma integrada e lúdica.

Atendendo à nossa vontade de continuar a surpreender e enriquecer sempre mais as experiências educativas dos nossos alunos considerámos, para este período, acrescentar novas metodologias. Queríamos que refletissem práticas contextualmente adequadas, pensadas de forma holística, articuladas e sustentáveis e apoiadas em perspetivas ecológicas e democráticas. Queríamos que respeitassem as crianças e o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento, que respeitassem as famílias, a sua diversidade e riqueza de saberes. E queríamos, acima de tudo, garantir que os Docentes, articuladamente, criem situações e experiências desafiantes que favoreçam a experimentação, a movimentação, a comunicação e o protagonismo da criança, necessários à sua aprendizagem e desenvolvimento.

Neste sentido em referência ao projeto já iniciado, “O Edifício das Preciosidades da Vida”, iremos neste terceiro período visitar “O Sótão do Edifício das Preciosidades da Vida”. Visitaremos o espaço da comunicação matemática, a biblioteca de livros que são experiências, o espaço das expressões artísticas e o espaço das histórias.

Neste último, a Educadora “entrará" em casa dos seus alunos, através da elaboração de vídeos que serão partilhados com as famílias. Sempre que considerarmos necessário acompanharemos as atividades com um pequeno guião teórico, por forma a  otimizar as experiências pedagógicas. 

Relembramos uma citação de Janusz Korczak, que não sendo de agora continua a ser atual:

“Vocês dizem: é cansativo estar com crianças. E não há dúvida que têm razão.
Depois acrescentam: porque temos de nos pôr ao nível delas, porque temos de nos baixar, inclinar, curvar, tornar pequenos. Mas aí vocês estão enganados. O que mais cansa não é isso, o que mais cansa é sermos obrigados a elevarmo-nos até à altura dos seus sentimentos. A esticarmo-nos, a alongarmo-nos, a ficar nos bicos dos pés. Para não as magoar.”