E@D - Ensino à Distância | Fundação CEBI

E@D - Ensino à Distância

Preparámos este Ano Letivo com a maior das certezas sobre a necessidade de mudança relativamente ao paradigma associado aos processos de ensino/aprendizagem. Cada vez menos os Professores são transmissores de conhecimentos, cada vez mais os alunos são ativos e construtores do seu conhecimento. O processo de aprendizagem será fruto de comunicação recíproca entre os diferentes intervenientes da Comunidade Educativa: alunos, Professores e Encarregados de Educação. Uma participação mais ativa, autónoma e responsável dos alunos no seu percurso educativo.

Treinámos a flexibilidade e a inclusão, conceitos que teremos que treinar mais e mais. Desafiámos todos a trabalhar em Projeto sabendo das grandes vantagens que esta metodologia tem no desenvolvimento de competências nos alunos, nomeadamente no treino da resolução de problemas, na capacidade de procura de respostas, no tratamento de dados, na produção de resultados e sínteses, no desenvolvimento do trabalho de grupo, no desenvolvimento do espírito crítico… É claramente uma metodologia que rompe com a tradição, com as convicções profundas e os cânones interiorizados sobre o ensino e a aprendizagem (o ensino direto, expositivo e fundamentalmente de sentido único).

A realização de Projetos exige uma organização complexa do trabalho do grupo, rompendo, também aqui, com a tradição da organização uniforme do trabalho na Sala de Aula – em especial no 1.º ciclo: o mesmo para todos, ao mesmo tempo!

Experimentámos aproximar áreas disciplinares habitualmente separadas, desafiámos os alunos a desenvolver a excelência humana, a literacia social, emocional e o cuidado com o planeta. Oferecemos experiências com o objetivo de treinar a empatia e a resiliência. Calculámos ter deixado em aberto todas as possibilidades para ir ao encontro das necessidades de cada um dos nossos alunos.

Jamais esperávamos, no entanto, neste Ano Letivo, ser confrontados com esta realidade que vivemos hoje. As circunstâncias atuais desafiaram-nos a todos. E, efetivamente, redesenhámos de uma perspetiva nova e com outras necessidades a nossa Escola. Esta Escola que é nova por necessidade, mas continua a ser a mesma. Os Professores debateram os processos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que se refere aos aspetos didático-metodológicos nestas circunstâncias de Ensino à Distância - E@D.

Os Professores mudaram metodologias e redefinirem estratégias pedagógicas, mas continuaremos a ser a mesma Comunidade onde todos podem aprender uns com os outros – incluindo os Professores aprender com os alunos que, para já, têm revelado fortes competências tecnológicas.

Creche
Pré-escolar
1.º Ciclo
2.º e 3.º Ciclos + Ensino Secundário