Até 2018, o Colégio José Álvaro Vidal encontra-se a participar em dois Projetos internacionais no âmbito do Programa Erasmus+. A decorrer desde o início deste Ano Letivo, os projetos “C.L.E.V.E.R. - Children Learn English Very Easily and Rejoice” e “Learn to Play, Play to Learn”, já desenvolveram um conjunto de atividades que pretendem, em primeira instância, promover o ensino precoce do Inglês junto das crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo.

Em ambos os Projetos está previsto um conjunto de deslocações internacionais, com o objetivo principal de partilhar experiências, metodologias e estratégias de desenvolvimento comum entre os países parceiros.

Plataforma online disponível em 150 países distintos

No plano desenvolvido para o Projeto “Learn to Play, Play to Learn”, no qual a CEBI participa com Escolas da Irlanda, da Grécia, da Espanha, da Itália e da Islândia, há um instrumento de trabalho distinto para o desenvolvimento de algumas atividades: a plataforma “Scratch”. 

Disponível gratuitamente online, “ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente”, competências consideradas essenciais no competitivo mundo do Século XXI.

Usado em mais de 150 países e disponível em 40 línguas diferentes, o “Scratch” permite a gestão de estórias, jogos e animações interativas, com a possibilidade de partilha das suas criações com a restante Comunidade ligada em Rede.

Atividades de Programação e Robótica na CEBI

Na Fundação CEBI, as crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo vão ter oportunidade de aprender a trabalhar com a plataforma “Scratch” durante a atividade Programação e Robótica, que já decorre semanalmente em regime extracurricular para os estudantes do 1.º ao 4.º ano. 

As sessões de utilização da plataforma vão permitir a elaboração de um Projeto de grupo, na lógica do “aprender fazendo”, possibilitando a aprendizagem de novas funcionalidades em programação baseada em objetos. “Instruir-se de estratégias importantes para resolução de problemas, conceber projetos de raiz e comunicar ideias” são os principais objetivos adquiridos no manuseamento do “Scratch”.



VOLTAR