Todas as quartas-feiras, durante quase duas horas, o Jardim de Inverno do Lar de Idosos da CEBI transforma-se numa autêntica “Oficina da Memória”. Rigorosamente à hora marcada, os 17 utentes que participam na atividade entram na sala e ocupam os seus lugares habituais. Durante a sessão, já sabem, vai-lhes ser proposto um conjunto de ações que pretendem estimular as suas capacidades cognitivas e motoras – expressão plástica, jogos, canto e dança são algumas das estratégias de desenvolvimento aplicadas. 

O Projeto “Oficina da Memória”, que decorre no Lar da Fundação CEBI há já vários anos, faz parte do plano de intervenção do Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos (DAAI), onde o envelhecimento ativo é, por excelência, o método que acompanha cada ação.

Na capacitação está a palavra de ordem: “são elaboradas dinâmicas que estimulem as recordações visuais, auditivas, tactuais e olfativas, que estejam associadas às vivências pessoais de cada Idoso. Exploramos, também, diversas texturas e preocupamo-nos em referenciar e desenvolver a orientação temporal dos utentes”, explicou Lurdes Botelho, a responsável pela dinamização semanal da iniciativa.

Animação e ocupação dos tempos livres dos Idosos

No dia em que a Despertar CEBI espreitou uma sessão da “Oficina da Memória”, os Idosos estavam a construir flores de papel para a “Festa da Flor”, uma iniciativa que se realiza no mês de abril, em Vila Franca de Xira, com todas as Instituições de Apoio Sénior do Concelho. Ao mesmo tempo, conversava-se e idealizavam-se objetos feitos à mão para construir na Páscoa e oferecer aos utentes da área do Apoio Domiciliário. 

A animação e ocupação dos tempos livres dos Idosos apresenta-se como um dos aspetos mais relevantes da intervenção do DAAI, abrangendo diversas realidades. Esta preocupação constitui-se como um conjunto de atividades lúdicas, adequadas a cada pessoa e às suas vivências e interesses, com o objetivo de potenciar capacidades e promover o intercâmbio intergeracional e interinstitucional, não esquecendo a capacidade de promoção de momentos de bem-estar físico e psíquico.



VOLTAR