Numa clara atitude cívica e ambiental, a “Geração Depositrão” voltou à CEBI com o intuito de (in)formar crianças e jovens “acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A)”. 

Esta iniciativa está inserida no conjunto de atividades do Programa Eco Escolas que o Colégio José Álvaro Vidal tem a decorrer e consiste numa recolha de lâmpadas, pilhas e eletrodomésticos “em fim de vida”, que vão ser, posteriormente, enviados para reciclagem. 

Toda a Comunidade pode fazer parte da “Geração Depositrão”, contribuindo proativamente para o sucesso da iniciativa, que se realiza até ao final do mês de maio. Para isso, qualquer pessoa pode entregar na CEBI, as suas lâmpadas, pilhas e eletrodomésticos usados, deixando-os num dos três depositrões construídos propositadamente para o efeito – um deles, disponível na porta do edifício do 1.º ciclo, com capacidade para recolher qualquer um dos materiais, os restantes, situados junto ao Bloco 2 e à Portaria Norte, apenas destinado à recolha de lâmpadas e pilhas.

No caso de eletrodomésticos de grande volume, os mesmos devem ser deixados junto ao Edifício da Administração, durante os dias úteis, das 08h30 às 19h00, informando desse depósito na receção desse mesmo Edifício.

9.ª edição do Programa 

O Projeto “Geração Depositrão” conta já com nove edições a desafiar “Escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida”. Durante o período em vigor do Programa, que é dinamizado pela European Recycling Platform (ERP) Portugal, as Escolas passam a funcionar “como um ponto de recolha da sua zona envolvente”.

Sob a filosofia que “as crianças são excelentes influenciadoras do comportamento dos adultos de hoje e, simultaneamente, devem saber como se comportar no futuro”, o Projeto visa sensibilizar cidadãos, “motivando para a entrega de pelos REEE e pilhas usadas”.



VOLTAR