Um treinador e quatro Escaladores do Clube de Montanhismo e Escalada da Fundação CEBI participaram, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, num Curso Avançado de Treinadores/Equipadores de Escalada em Bloco.

A iniciativa decorreu em Paião, Figueira da Foz, e foi coordenada por Udo Neumann, Selecionador Nacional de Escalada Alemã, e por Robert Heinrich, Equipador internacional de vias e problemas em Bloco. O Curso foi promovido pelo Clube de Montanha da Figueira da Foz (CMFF) e pela Federação Portuguesa de Montanhismo Escalada (FPME).

Outros grandes nomes da Escalada mundial marcaram presença na iniciativa, nomeadamente Marco Jubes, Treinador e Selecionador Juvenil da Equipa Espanhola, e Carlos Catari, membro da Seleção Catalã de Escalada. O Curso contou ainda com a presença e parceria do Osteopata João Pedro Soares, que analisou os atletas e treinadores em atividade, e da Fisioterapeuta Maura Marcelino, que fez um conjunto de correções posturais dos Escaladores.

Durante o Curso Avançado, os 26 participantes tiveram oportunidade de simular a organização e desenvolvimento de uma prova do Campeonato do Mundo, aprendendo técnicas de concentração, aquecimento e alongamento, e partilhando experiências, espirito de sacrifício e resiliência. 

 



VOLTAR