História

As origens e a dinâmica própria da Fundação CEBI, que remontam a 1968, são indissociáveis da visão de futuro e capacidade de liderança do seu principal impulsionador: José Álvaro Vidal, personalidade ímpar que teve a sua história de vida intimamente ligada à obra que sonhou.

No seu formato inicial, o então CEBI – Centro de Bem-estar Infantil, começou a sua atividade como Jardim de Infância, em 1968, com o apoio da Paróquia de Alverca, e nasceu fruto da iniciativa e vontade de intervenção de um grupo de cidadãos desta cidade, impulsionados por José Álvaro Vidal.

As Entidades Locais interessaram-se pelas ações desenvolvidas, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento. A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foram disso exemplo ao aderirem desde cedo ao Projeto.

Após um longo processo de transformação, a 25 de novembro de 1995, a CEBI foi constituída como Fundação. Atualmente, a Assembleia de Fundadores é composta pelas seguintes Entidades:

LAC - Liga de Amigos do CEBI
OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.
Banco Santander Totta, S.A.
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

O processo de desenvolvimento da Fundação CEBI e as várias reconfigurações da sua Estrutura Orgânica tiveram sempre como objetivo melhorar a capacidade de resposta às necessidades Sociais, Educativas e de Saúde da Comunidade, como agente ativo de mudança - “o importante era ser útil aos outros, transformar os desejos em obra feita, fazer das preocupações soluções, construir oportunidades onde alguns só veriam obstáculos” - como referido no livro “Por Todos”, editado aquando da celebração dos 40 anos da CEBI.

Estes Valores e Princípios Fundacionais são hoje continuados e assegurados pela Assembleia de Fundadores e pelo Conselho de Administração.